A Apple anunciou finalmente o iOS 17 nesta segunda-feira (5), durante a abertura da WWDC 2023. O novo sistema operativo do iPhone aposta numa atualização mais básica, sem novidades bombásticas, mas com um bom conjunto de atualizações e refinamento de recursos, atendendo às principais demandas dos utilizadores.


App Journal

A nova aplicação Journal (Diário) é uma das principais novidades do iOS 17. O programa serve como um diário pessoal do utilizador, permitindo registar contactos, músicas, localizações, fotos, podcasts e dados de exercício físico para consultar depois — é como um diário, mas todo no telemóvel.




Todos os dados são protegidos de ponta a ponta, portanto a sua rotina não poderá ser consultada pela Apple ou outra pessoa sem autorização, por exemplo.


Modo StandBy

Ao colocar o iPhone a carregar, o iOS 17 poderá ativar o "Modo StandBy". A solução coloca a interface do dispositivo na horizontal, exibindo hora, notificações, previsão do tempo, alarmes e outros detalhes em tamanho maior, como um relógio digital.




A tela do Modo StandBy é profundamente personalizável, assim como a tela de bloqueio. O utilizador pode definir a fonte, o plano de fundo, o tema e adicionar widgets à secção que poderão ser alternados com gestos.


App Telefone com fundo dinâmico

As tradicionais chamadas telefónicas serão mais modernas no iOS 17: com o Contact Posters, os utilizadores poderão definir ecrãs personalizados para cada contacto, alterando a exibição ao receber uma chamada.




A novidade é semelhante à personalização do ecrã de bloqueio, permitindo mudar o plano de fundo, as fontes, as cores e outros detalhes para tornar cada contacto único. O papel de parede também poderá ser visto na aplicação Agenda.


Felizmente, outras aplicações também poderão adotar a personalização do ecrã de chamada através de uma API. Assim, aplicações com chamadas como o WhatsApp e o Telegram poderão aproveitar o capricho do sistema.


Mensagens de vídeo no FaceTime

No iOS 17, o FaceTime ficou mais parecido com o Snapchat. Os utilizadores da Apple poderão enviar e receber mensagens de vídeo de poucos segundos.


iMessage com recursos de ponta

Finalmente, o iMessage permitirá responder a mensagens com gestos. Basta arrastar o envio para o lado para mencioná-la numa nova mensagem, assim como acontece nas aplicações concorrentes, como o WhatsApp, o Telegram e o Instagram.


A transcrição de áudio também chegou ao iMessage. O conteúdo de uma mensagem de áudio aparece na parte de baixo do envio de texto.


Uma das novidades do iMessage é o check-in automático. A ferramenta permitirá que familiares ou amigos avisem quando chegarem a um lugar específico de forma automática ou, caso não cheguem, forneçam informações sobre o atraso.




Talvez a coisa mais legal esteja nos live stickers, uma nova experiência de autocolantes no iPhone que permite anexar as imagens como verdadeiros autocolantes na conversa, tudo com gestos.


AirDrop focado em praticidade

Vai ficar mais fácil partilhar o próprio número de telefone com outra pessoa no iPhone. A Apple aproveitou as capacidades do AirDrop para lançar o NameDrop, função que permite enviar e receber informações de contacto (e-mail, número de telefone e foto de perfil) ao encostar um telemóvel no outro (ou no Apple Watch).


A Ilha Dinâmica do iOS 17 também terá uma interação especial com o AirDrop. O progresso de transferência será destacado na secção com detalhes.


Teclado virtual aprimorado

O teclado virtual da Apple vai aproveitar a inteligência artificial para tornar o corretor automático ainda melhor, permitindo que ele forneça sugestões contextualizadas com a frase. Além disso, semelhante ao Gmail, o teclado da Apple também mostrará sugestões para completar a frase enquanto digita.


Siri mais rápida

Se o utilizador quiser, a Siri poderá ser convocada ao ser chamada pelo nome, dispensando a necessidade de usar a frase "Ei, Siri".




Quais iPhones são compatíveis com o iOS 17?

Veja quais telemóveis da Apple serão atualizados para o iOS 17:


iPhone XR

iPhone XS

iPhone XS Max

iPhone 11

iPhone 11 Pro

iPhone 11 Pro Max

iPhone 12

iPhone 12 Mini

iPhone 12 Pro

iPhone 12 Pro Max

iPhone 13

iPhone 13 Mini

iPhone 13 Pro

iPhone 13 Pro max

iPhone 14

iPhone 14 Pro

iPhone 14 Pro Max

iPhone SE (2020)

iPhone SE (2022)


Quando é lançado o iOS 17?

A Apple não confirmou a data de lançamento do iOS 17 até agora, contudo, a tradição é lançar o novo sistema operativo entre setembro e outubro do ano em questão. Tudo depende, porém, do sucesso do período de testes do sistema.


Os testes com o iOS 17 começam hoje (5) para os programadores inscritos no programa de testes e, em julho, a compilação chegará aos restantes testadores. Participar do período de testes é gratuito e qualquer pessoa pode se voluntariar no site oficial da empresa.


#Repost / Fontes:

https://www.apple.com/pt/ios/ios-17-preview/

https://canaltech.com.br/ios/ios-17-e-anunciado-pela-apple-confira-todas-as-novidades-251798/